Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Mi_AuAu: Leishmaniose em Florianópolis

Click here for Myspace Layouts

Charles Darwin

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Leishmaniose em Florianópolis

Depoimento de Livia Ferraro.
(48) 7811-0046

Desde o mês de Agosto, foi identificado no canto dos Araçás um foco de Leishmaniose visceral.Se trata de uma doença grave, altamente contagiosa e letal.Os cães são portadores, e um mosquito bem pequenininho que temos por lá (maruim para alguns, palha para outros) é o agente transmissor da doença.Os cães são os principais portadores, gatos e macacos não.Até então não se tinha esta doença em Santa Catarina, mas com os cinco primeiros casos em agosto (incluindo o meu cachorro querido, o Barolo) a Vigilância começou a pesquisar o caso e descobriu que o que paira sobre o canto dos Araçás, morro da Igrejinha e início da Costa, (à princípio estas áreas) é o tipo Leishmaniose visceral, que se atingir humanos, é altamente letal.No Brasil existem algumas áreas endêmicas, como Mato Grosso. Alí quando o governo tomou conhecimento, já era tarde pois a população humana já estava sendo atingida. Aqui em Florianópolis espera-se que a doença ainda esteja no início e que não tenha se dissipado tanto...fizeram exames em 100 cães da região e foram detectados mais 10 com a sorologia positiva, ou seja, até agora são 15 casos (incluindo a minha outra cadelinha, a Luna, que teve a confirmação da doença hoje...)


Estou à mais de dois meses pesquisando a doença, seus riscos, dúvidas, saídas, alternativas... e por uma decisão consciente e responsável nosso Barolo foi sacrificado duas semanas atrás e a Luna irá amanhã. É uma tristeza sem tamanho, o Barolo e a Luna são nossos únicos filhos e a dor é muito grande... Estou aqui escrevendo pois sei que a vida deles não foi em vão, que eles vieram para uma causa e que agora precisamos continuar. Que esses 15 cães não se transformem em 150...que a minha dor não seja daqui a pouco a dor de uma mãe que perdeu seu filho por causa disso.Vamos nos informar, buscar conhecimento. As opiniões divergentes de nada servem sem informação concreta.Estou observando que a população anda desinformada, e desinformação é um perigo! Gera revolta, gera negligência. Provavelmente temos essa doença aqui pois alguém trouxe para cá um cão infectado de outra região do Brasil por....desinformação!A comunidade da Lagoa já venceu muitas lutas, e precisamos de consciência e seriedade para enfrentar mais essa.

Vai acontecer um seminário sobre Leishmaniose no próximo dia 18, sábado, na OAB.Vejam informações nesse site: http://www.focinhosgelados.com.br/modules/news/article.php?storyid=112

Por favor meus amigos, me ajudem a divulgar para todos os contatos que tiverem... por favor me ajudem porque a coisa é séria!Neste seminário vamos agendar tb uma reunião com a comunidade da Lagoa que vai acontecer alí no Estacionamento do Ivo, próximo ao ponto final do ônibus no canto dos Áraçás.Estou montando um blog para divulgarmos as informações e vou convidar alguns veterinários e pesquisadores para nos esclarecerem as dúvidas. Também vou reunir com os proprietários dos cães que foram eutanasiados uma foto e a história de cada um para no final desse pesadelo, fazermos uma bela homenagem pelas vidas que foram para salvar outras. Assim que tiver o endereço, comunico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário